29 outubro 2018

6 dicas: O que você precisa entender para conseguir parcerias



como conseguir parcerias e recebidos


Oláá! tudo bem com vocês? espero que sim! hoje tem um post que já foi muito pedido aqui no blog que é como conseguir parcerias, na verdade vai ser como uma saga ao menos uns 6 posts relacionados a esse assunto, incluindo midia kit, email de apresentação e lista de lojas que fazem parcerias com blogs pequenos. 


Porém, o post de hoje é o inicio de tudo os primeiros passos para você conseguir parcerias, uma auto avaliação do seu público, conteúdo, os tipos de parceria, o que realmente é uma parceria entre empresas/lojas e blogueiros/youtubers/digitais influencers.


 A primeira coisa que você precisa entender antes de sair enviando emails para lojas, empresas e até em comentários nas redes sociais das mesmas.

 O que é uma parceria? o que a loja espera? 


Muita gente acredita que parcerias é somente ganhar produtos tirar fotos ou fazer vídeos de qualquer forma, que a x loja enviou produtos apenas porque gosta do seu blog. Sim, isso pode acontecer, mas não é 99% dos casos. Uma parceria é uma via de mão dupla, a empresa te cede peças em troca de divulgação, mas calma que não é só postar de qualquer jeito no seu instagram, as lojas querem retorno em seguidores, visitas, interação nas redes sociais deles e compras no site. E é ai a chave, você tem que conhecer seu público para entender isso.



 Como entender seu público/nicho antes de ir em busca de parcerias 


Primeiro você tem que entender que seu nicho atrai o seu tipo de público. O que eu quero dizer com isso? por exemplo, o Beleza Nerd é um blog bem variado eu atinjo vários nichos como beleza,geek,literatura, personalização e etc, e algumas pessoas preferem chamar isso de lifestyle, que é um estilo de vida onde inclui tudo que você faz e gosta, e você vai atrair pessoas e público com esse perfil. Outro exemplo, eu não falo de nada fitness, sou uma garota plus size não faria o minimo de sentido eu fazer parceria ou a famosa publi para uma loja de sei lá, suplementos, e produtos fitness, porquê? esse não é o meu público.

E esse é o ponto, se você fala somente de costura por exemplo, não faz sentido ter parcerias com artigos de beleza, entendeu? é você procurar lojas de acordo com o que você faz, os motivos? seu engajamento vai ser maior, as chances do seu público gostar da parceria e acreditar na qualidade dos produtos é muito maior, como assim o retorno para a empresa será maior.


 Como saber se eu estou pronta para conseguir parcerias? 


É uma coisa difícil de estimar, mas tem que ser bem sincero, sei que todo mundo ama ganhar produtos e presentes, então é realmente difícil fazer essa auto avaliação. A primeira coisa que você tem que fazer é se fazer algumas perguntas sinceras.

Quantas visualizações eu consigo por dia e por mês?
Quantas postagens tenho nas primeiras páginas e resultados do google?
Quantos seguidores eu tenho, qual o meu real alcance?
O conteúdo que eu faço é relevante?

É realmente colocar tudo em pratos limpos, e ser bem sincera com você mesmo, você consegue dar o minimo de retorno esperado para empresas? se a resposta for sim, faça um midia kit e um email base de apresentação e já pode procurar empresas e lojas legais.

Se a resposta bem sincera for não, você tem que trabalhar isso, entenda melhor seu público, trabalhando formas de divulgação e aplicação de SEO.

E mesmo você sabendo que não tem esse minimo de retorno e quer mentir, faça um pequeno teste de empatia. Se você fosse a dona da loja investindo (sim, é um tipo de investimento, a loja está cedendo produtos e provavelmente pagando o frete ou até mesmo te pagando uma quantia em dinheiro) e não tivesse um minimo que seja de retorno (seja em likes, vendas e etc) você continuaria investido em um blogueiro com esses resultados? muitas lojas se frustram com isso e param de fazer parcerias, pois pra elas é um dinheiro jogado fora.



  Quais são os tipos de parceria? 


Vou falar de forma bem direta as formas mais comuns de parceria que eu conheço!

Permuta/PressKit:  É quando você recebe produtos de uma x empresa para fazer divulgação ou resenhas, tirar fotos enfim, é como uma troca de serviços.

Publi:  A famigerada publi, algumas pessoas tem definições diferentes, no meu ponto de vista e também experiencia, é quando você recebe o produto para divulgação e também dinheiro, ou seja você está sendo pago para fazer aquela postagem. 

Ai onde entra uma questão que sempre gera briga, sinalizar ou não quando é uma publi, algumas empresas pedem que o blogueiro não faça isso, que pareça espontâneo, já que muita gente não acredita em produtos de publieditoriais. Como eu disse é uma questão de ética aceitar ou não, eu pessoalmente não faço publi sem sinalizar que seja com hastags ou até uma imagem no fim da postagem.

Cupom/afiliação:  Sendo bem sincera eu não considero isso como parceria. A loja te oferece cupons para você divulgar os produtos e a loja e a cada compra feita usando seu cupom você recebe uma quantia (%) em dinheiro. 

Porque eu não considero isso parceria? com a minha experiencia, eu já cai nisso lá no começo do blog, e a grande maioria (eu não disse todos, sem generalização) se aproveitam dos blogueiros para divulgar a loja e só, não tem honestidade, e quando eu cai nisso divulguei bastante, e não tinha como ver quantas vendas foram usadas o meu cupom, eu tinha que mandar email pra loja perguntando e adivinha a resposta? nenhuma venda, mesmo leitores até mostrando os produtos que compraram lá. E ainda outras que simplesmente somem na hora do pagamento e te bloqueia de todas as redes, Para mim esse é o meio mais complicado de "parceria".

Sorteio: É muito comum no instagram a loja oferece um produto para você sortear para seus seguidores, e nas regrinhas para participar tem que incluir seguir seu perfil e a loja, ai você levanta seguidores e a loja em questão também.


Ai entra novamente a questão de ética, muitos "digitais influencers" (entre aspas mesmo, não gosto desse termo) fazem sorteios fakes para levantar seguidores rapidamente, ou já vi casos da loja enviar o produto para o blogueiro e ele ficar, não enviar para o ganhador do sorteio. Tirando esses problemas de ética pessoal é uma ótima forma de divulgação.



 Parcerias por indicação, o que é isso?



É um tipo de proposta que ando vendo bastante nos últimos anos, até com empresas maiores. Ás vezes acontecem tantos problemas com empresas x blogueiros como falta de retorno, falta de ética e as empresas ficam com muito receio de investir em perfis novos, pessoas novas. Algumas tem times de blogueiros composta por um X número de influencers que divulgam a marca, e como trazem o retorno, e tem uma parceria maior, ás vezes até amizade com pessoas dos setores das empresas as próximas parcerias vão ser perfis indicados por esses blogueiros "antigos". 

Assim a loja vai ter confiança, já que uma das pessoas que fazem parte do seu grupo está indicando, o retorno vai ser quase sempre certeiro. Para algumas parcerias eu já fui indicada (algumas ainda não posso falar sobre) e outras eu faço indicações de perfis de acordo com o que a loja busca, ai sempre procuro blogs legais do nicho esperado, amigo e colegas de profissão que ainda não tiveram a oportunidade de fechar parcerias boas. 

Eu gosto bastante desse tipo de parceria, algumas pessoas não gostam porque ás vezes fica tudo bem limitado a por exemplo o mesmo time de blogueiros de x empresa ser também de outra, e não "dando espaço" para novos influenciadores. Mas isso já é outro tipo de postagem, não quero entrar fundo nisso.

E ainda tem também indicação das próprias lojas! sim já aconteceu comigo, e com várias blogueiras que sou amiga, uma proposta nova de parceria chegar por indicação de uma antiga, por você ter feito um trabalho tão legal que a empresa te ajuda a ir alavancando.

Ao mesmo tempo também tem um lado sombrio nessa parte, algumas lojas e empresas tem lista de blogueiros que nunca irão fazer parceria novamente (ou que nunca irá fazer) e isso por trabalho mal feito, ás vezes desleixo com qualidade, falta de comprometimento (sim, quando o blogueiro recebe as coisas  e some, não dá satisfação a loja, não divulga e etc.) e ainda outro ponto que pode ser bem aprofundado que é a lista de negra de interação. 

Eu já tive oportunidade de conversar com pessoas do marketing de empresas (de forma pessoal, não formal de empresa x blogueiro, então não posso divulgar nomes, nem a conversa por escrito de forma total) em que o setor analisa o perfil do influenciador e caso veja que os seguidores são falsos (comprados), de trocas (o famoso sdv) e automações (programas e sites para ganhar seguidores) tem até programas que detectam isso, e por conta dessa interação fake o blogueiro entra para uma especie de lista negra, onde ás vezes nem se quer serão respondidos pelo setor de marketing. Então é outra coisa para quem está em busca por parcerias ficar muito atento, pois por uma coisa desse tipo pode ficar "manchado" com várias empresas. Esse é outro assunto que pode ser bem aprofundado e debatido os pontos certos e errados, estou falando bem por cima mesmo. 


Espero que tenham gostado desse primeiro post! o próximo irei falar sobre midia kit, os prós e contras, o real motivo do uso dele e deixar um modelo disponível para download.  Ainda vou fazer bastante posts relacionados a esse assunto, então se tiver alguma dúvida pode deixar nos comentários.



Até o próximo post 

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3 comentários:

  1. Eu amei!
    Me ajudou muito, bem explicativo e de fácil compreensão!

    Um abraço, até mais!
    Entre Flores

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  2. Gleicy, eu AMEI seu post (amei seu blog também haha)! É tão importante e fundamental, eu vejo tanta gente nos comentários de perfil de lojas perguntando se faz parceria e me dá certa vergonha alheia, sabe? Pq o pessoal só quer o "glamour" de ganhar coisas e não estão preocupados com o lado da empresa, a rentabilização, os seus próprios números. Achei tão essencial essa sua série começar por esse post! Divulga muitooo pq muita gente precisa ver isso haha
    Arrasou! Vou te seguir no insta :)
    Beijinhoss, Marina!
    Posso te esperar no meu também? =) Blog Cabide Ideal

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  3. Eu adorei o teu post, eu vou amar essa série de posts. A minha primeira parceria foi difícil de conseguir, eu ficava triste porque na época eu via pessoas conseguindo, as vezes com um blog menor que o meu e várias outras coisas. Só consegui quando dei uma desapegada da ideia e fui atrás de melhorar meu blog e conteúdo. Com o tempo foi surgindo as coisas e hoje sinto mais ainda a necessidade de melhorar tudo no blog xD. A gente passa a se cobrar mais com o tempo.
    Sobre afiliação por cupom, foi a minha segunda parceria. A pessoa conseguiu divulgação de graça. Nunca ganhei nada, e se ganhasse, seria uma micharia. Eu participei porque eles falaram que teriam sorteios, envio de produtos para a gente fazer propaganda. Na real, é difícil tentar vender algo de uma loja em que eu nem conhecia a procedência, nem via ninguém comprar e receber. Nos meus publipost, eu procuro no mínimo saber se a procedência da loja e dos produtos, através de pessoas que receberam. Nessa loja de cupom, nem isso eu conseguia saber. Acabei deixando pra lá e nunca mais cai nessa.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

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