31 março 2020

Um Estudo em Vermelho (Sherlock Holmes) - Sir Arthur Conan Doyle



Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje estou aqui para falar sobre o primeiro livro das aventuras de Sherlock Holmes (e também foi o primeiro livro dele que li) chamado "Um Estudo em Vermelho".



Sinopse


O cadáver de um homem, nenhuma razão para o crime. É a primeira investigação de Sherlock Holmes, que fareja o assassino como um “cão de caça”. Lamentava-se de que “não há mais crimes nem criminosos nos nossos dias”, quando, nesse instante, recebe uma carta a pedir a sua ajuda — o cadáver de um homem foi encontrado numa casa desabitada, mas não há qualquer indício de roubo ou da natureza da morte. Sherlock Holmes não resiste ao apelo, mas sabe que o mérito irá sempre para a Polícia.

Um Estudo em Vermelho (1887), de Arthur Conan Doyle (1859- 1930), é a estreia de Holmes. A história foi editada pela primeira vez na revista Beeton’s Christmas Anual e logo fascinou inúmeros leitores, para quem o endereço do detetive — 221B Baker Street, Londres — se tornou uma das ruas mais famosas da literatura. As deduções do investigador são narradas pelo seu amigo, o Doutor John Watson, uma espécie de Sancho Pança de Holmes.




O livro já começa contando sobre o Dr. Watson (que também é o narrador) que veio a ser o fiel amigo do detetive desconhecido até então. Sr. Watson era médico e tentou especialização como médico do exército, mas acabou ferido e sendo afastado. Precisava encontrar um lugar de menor custo, desta forma, seu amigo informou alguém que estava a procura de um lugar barato. E dessa forma Holmes e Watson acabam se conhecendo.

Ao ver Watson pela primeira vez, Holmes descobre, de forma impressionante, que o médico ficara afastado da guerra. A partir daí Watson acaba ficando curioso a respeito de Sherlock Holmes.

Morando juntos, Watson sente uma pontada de curiosidade em relação a rotina de Holmes. Ele fica instigado em saber qual é sua profissão que exige que encontre tanta gente. Watson acaba descobrindo então que ele dá consultorias a outros detetives em casos que eles não conseguem desvendar.

Assim sendo, mostra-se que Sherlock Holmes orienta outros detetives em seus casos mais complicados. Surge então um pedido de ajuda de um detetive: um homem foi assassinado em uma casa abonada.

Holmes acaba levando seu amigo ao local do crime. Lá tem-se um corpo caído no chão sem sinais de agressão. Na cena, o detetive, astuto como ele é, levanta várias constatações sobre o assassinato, impressionando ainda mais o homem que virá a ser seu fiel escudeiro e melhor amigo.

O livro vai mostrar o início da relação entre Watson e Holmes. Esse primeiro livro do detetive instiga bastante o leitor a querer entender o que está acontecendo: quem matou e o porquê.

A construção de personagem quando se fala de Holmes é bem estruturada, pois ele é astuto e perspicaz quando se trata de lógica e fatos.

Esse livro foi o primeiro que li do Sherlock Holmes e se trata de uma obra que prende a atenção do leitor de forma eficiente. Um caso bem intenso e enraizado que se desenvolveu no decorrer da história.

O livro cita até o Dupin - detetive criado por Edgar Allan Poe (que foi um gênio na criação de contos fantásticos e seus contos policiais).

Bom pessoal, espero que tenham gostado e digam se já leram e algum conto do Dupin e se acham que Dupin e Holmes são parecidos.

Até a próxima!

4 comentários:

  1. Amo Sherlock Holmes e adorei ver essa resenha, já deu para perceber que assim como eu, você não dispensa um clássico suspense!

    Abraços,

    www.tendenciacosmica.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, me interesso por suspense e terror. É muito bom encontrar outras pessoas com um gosto parecido.

      Excluir
  2. Amo esse gênero de livro e adorei a sua resenha, claro que terminei de ler ela curiosa com esse livro e desejando ele

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  3. Ele é incrível. Espero muito que você leia.
    Até mais.

    ResponderExcluir

» Nossas redes sociais: Fã page | | Instagram | | Pinterest

» Críticas construtivas são sempre bem vindas.

» Deixe o link do seu blog no final do comentário e retribuiremos a visita com carinho.

» Lembre-se, tudo aqui é feito para você, então fique a vontade para pesquisar,ler,comentar e pedir postagens.

© BELEZA NERD 2013 - 2019. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo