05 novembro 2019

10 ferramentas de SEO gratuitas essenciais para o seu blog


Oláá! tudo bem com vocês? espero que sim! hoje dando continuidade a nossa categorias de dicas úteis que eu gostaria muito de saber quando comecei o blog. Hoje vamos falar um pouco sobre SEO para iniciantes e listei 10 (dez) ferramentas de SEO gratuitas e essenciais para ajudar seu blog a alavancar no google.


10 ferramentas de SEO gratuititas


 Para os iniciantes, vamos entender primeiro o que é SEO, e a importância dele em qualquer site ou blog SEO (Search Engine Optimization) é basicamente de uma forma simples um estudo de otimização para os mecanismos de pesquisa e busca. E esse estudo tem várias estratégias com o objetivo de melhorar os resultados de posicionamento de um blog ou site de maneira orgânica nos mecanismos de pesquisa (ex: google, yahoo, bing, ask e etc).

E nisso é onde entra a gente, um blogueiro ou dono de site, todo mundo quer uma melhoria na posição dos resultados de busca, o motivo é simples: Gerar mais visitas, engajamento, clientes,vendas, e dinheiro com venda de afiliados por exemplo, e também com o adsense.  A aplicação de SEO é feita por HTML e direito no painel de postagem aqui no blogger, mas também tem ferramentas incríveis que podem te ajudar a otimizar seu tempo e seu blog de forma fácil, eu selecionei 10 ferramentas que eu uso e que são gratuitas.




01 - Ubersuggest


A ferramenta ubersuggest , é basicamente um buscador de palavras chaves de acordo com relevância, é uma ferramenta já muito conhecida já que os resultados são em português, e o que relevante aqui. É muito legal para você buscar suas palavras chaves para titulo das postagens, também pode colocar um domínio na barrinha de pesquisa, e a ferramenta vai te dar ideia de palavras chaves.


02 - Google Analytics + Google Search Console + Google trends


Um combo com 3 ferramentas muito úteis e que são do próprio google, o Google Analytics é uma das mais importantes de todas elas, ele basicamente reúne todos os dados importantes do seu blog/site, como seus acessos, visitantes únicos, taxa de rejeição, localização de cada pessoa que acessa o seu blog, muitas outras ferramentas tem o analytics como base. 

Google Search console, ele também é integrado do google, e trás basicamente as mesmas informações do analytics, só que de forma muito mais simples e aplicáveis no nosso dia a dia, eu utilizo muito para ver os backlinks (blogs ou sites que linkaram meu blog ou alguma postagem) e também indica otimizações que você pode fazer para melhorar o SEO do seu site.

E por último o Google Trends, eu já indiquei algumas vezes aqui no blog, e é uma ferramenta muito útil de busca de palavras chaves aqui no Brasil, ele também informa quais estados e cidades o termo ou palavra chave é mais buscado.



continua após a publicidade

03 -  Avaliador de títulos


É uma ferramenta que vai avaliar seus títulos de postagem, essa ferramenta é uma dica que peguei com a minha amiga Nanda (Simples Bella) e é muito útil, já que avaliação vai te ajudar a otimizar, gerar mais tráfego e tudo que é necessário na otimização de SEO. Com certeza uma das minhas ferramentas favoritas.




04 - CopyScape


Também é outra ferramenta super conhecida, mas extremamente útil. É simplesmente uma ferramenta que faz a checagem de plágios,copias e conteúdos duplicados! Você digita a url do seu site ou blog e ele busca na web conteúdos iguais aos seus, ou duplicados.

05 - Pingdom Tools


Outra ferramenta útil, é a Pigndom tools, ele testa a velocidade do seu blog, e da uma nota para cada item relevante de SEO e de velocidade.

06 - Pagespeed Insights 


Ainda no quesito medir a velocidade do seu blog,  tanto no modo desktop (computadores) e na versão mobile, e vai dar uma nota e indicar onde você pode alterar para conseguir deixar seu blog mais rápido e de fácil acesso.




07 - Broken Link Checker


Outra ferramenta simples, mas muito útil. Essa ferramenta funciona de maneira simples, você digita a url do seu site e ele vai fazer um busca, procurando links quebrados (erro 404), esses erros afetam sua posição no ranking de pesquisa, então é legal você procurar esses links quebrados e corrigir, simplesmente redirecionando outro link do seu blog.

08 - TinyPNG


Essa ferramenta é extramente útil não só para blogs e sites, mas onde você precisar fazer upload de imagens, ela comprime as imagens em PNG sem perder a qualidade, simples assim. No blog isso é útil para fazer seu blog carregar muito mais rápido, mesmo em conexões lentas.

09 - Linkody 


É também bem simples, é um monitorador de backlinks,você faz o cadastro e eles monitoram seus backlinks, e te enviam notificação toda as vezes em que você é linkado por algum site ou blog na rede.


10 - Moz


Outra ferramenta não menos importante é o Moz, é uma ferramenta que analisa sua autoridade domínio e página, e quanto mais alto essas autoridade melhor seu posicionamento e mais o seu blog vale dinheiro para anunciantes. O Moz não é totalmente gratuito, mas a analise de autoridade de domínio e página sim, é só se cadastrar e utilizar normalmente.


continua após a publicidade



Extras:


SEOptimer, é um site que faz uma auditoria geral de SEO seu blog, avalia de uma forma geral e faz relatórios em PDF. (gratuito)

GeoRanker, basicamente é uma ferramenta, onde você escolhe sua palavra chave e ele vai te mostrar um ranking dos termos mais pesquisados de acordo com a localidade. (parte gratuita)

Ebook Meu blog para meus boletos, é um ebook sobre divulgação, estratégia, tudo o que você precisa saber e começar a fazer para seu blog pagar seus boletos.

I love IMG, é um compressor de imagens em JPG, faz suas fotos ficarem muito mais leves sem perder a qualidade. Comprime varias imagens de uma vez. (gratuito)


Gostaram das ferramentas? já conhecia alguma delas? qualquer dúvida pode deixar nos comentários.

12 comentários:

  1. Eu amei suas dicas, muitos não conhecia.
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São ótimas ferramentas, com certeza você vai gostar! obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Post de utilidade pública na blogosfera, haha.
    Amei suas dicas, tanto que coloquei seu post nos meus favoritos.
    Eu conhecia apenas algumas ferramentas.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaa obrigada! são realmente ótimas ferramentas! obrigada pela visita

      Excluir
  3. Essas ferramentas são maravilhosas! Super faço uso.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que já conhecia elas, são realmente ótimas. Obrigada pela visita

      Excluir
  4. Até salvei esse post no meu favoritos, adorei demais a dica
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  5. Uau, amei demais esse post. Alguns conhecia, outros não. Já vou explorar um pouco mais de cada um e ver o que posso melhorar no meu site! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da para melhorar muito o blog, são ótimas! obrigada pela visita.

      Excluir

  6. Lilian Rocha
    Oi, Gleicy
    Adorei o artigo algumas ferramentas eu conhecia, mas a maioria não.
    São ferramentas excelentes já salvei o seu artigo para consultar mais vezes.
    Acabei de criar uma página com ferramentas, com certeza irei adcionar mais algumas.
    Obrigada por compartilhar. Sucesso sempre!!!

    Vou Empreender e agora?

    ResponderExcluir
  7. Dicas muito úteis, parabéns pelo artigo! Na verdade são tantas ferramentas gratuitas de SEO que poderá te ajudar, o negócio é focar em poucas e nas que realmente te ajudarão. Para quem tiver interesse também em conhecer algumas dicas de SEO para site, eu próprio escrevi para ajudar blogueiros e donos de site.

    ResponderExcluir

» Nossas redes sociais: Fã page | | Instagram | | Pinterest

» Críticas construtivas são sempre bem vindas.

» Deixe o link do seu blog no final do comentário e retribuiremos a visita com carinho.

» Lembre-se, tudo aqui é feito para você, então fique a vontade para pesquisar,ler,comentar e pedir postagens.

© BELEZA NERD 2013 - 2019. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo