Hoje vou falar sobre um bom livro chamado "Como Chegar ao Sim com Você Mesmo" do autor William Ury. Esse livro é sobre negociação, de administração, porém ele mostra que para se chegar a um acordo com terceiro é necessário primeiro entrar em um acordo consigo mesmo.
William Ury, coautor do clássico Como chegar ao sim, já ensinou milhares de indivíduos a se tornarem negociadores mais habilidosos. Ao longo dos anos, ele descobriu que o maior obstáculo a acordos bem-sucedidos e relacionamentos satisfatórios não é a outra parte, por mais difícil que a pessoa possa ser. Na verdade, o principal entrave somos nós mesmos – nossa tendência natural a reagir de uma forma que não atende nossos interesses.
Estamos muito acostumados com as negociações ganha-perde, desde em relações pessoais até as profissionais. O livro embasa essa afirmativa levando em consideração a escassez, ou seja, tememos faltar para nós mesmos, independente do outro ganhar ou não.
"(...) todos parecem partir da premissa de que um lado só vence se o outro perder."
1) Coloque-se no seu lugar - é compreender que você é seu maior vilão - se compreender para assim compreender o outro.
2) Desenvolva sua Batna interior - é parar de colocar a culpa no outro e assumir a responsabilidade de suas ações. A Batna significa, em inglês, Best Alternative To a Negotiated Agreement ou Melhor Alternativa a um Acordo Negociado (em português).
3) Reenquadre seu panorama - essa parte é basicamente ser positivo, acreditar que a vida está a seu favor mesmo que não pareça estar.
4) Mantenha-se no presente - não use o que aconteceu no passado num tipo de negociação, muito menos deixe as preocupações sobre o futuro lhe abalar. Continue no presente para resolver todo e qualquer conflito.
5) Respeite os outros - não reaja à maldade com maldade, à rejeição com rejeição. Utilize o respeito e a inclusão para desarmar e até surpreender terceiros.
6) Saiba dar e receber - superar a sensação de escassez doando ou se doando, deixando de lado o pensamento de ganha-perde.
"Esse sim interior é uma atitude construtiva incondicional de aceitação e respeito – primeiro em relação a si mesmo, depois para com a vida e, finalmente, nas interações com os outros."
---
Esse livro trata, como já mencionei, de negociação. Porém, passamos por negociações o dia todo, sejam elas quais forem. Dessa forma, chegar ao sim com você mesmo é uma grande luta, uma vez que nosso pior vilão somos nós mesmos e para entender primeiro o que o outro quer, precisamos primeiro entender o que queremos.
Se entender primeiro para depois entender o outro. Antes de agir, pensar na reação. Se perdoar, uma vez que o perdão não é para o próximo e sim para você mesmo.
Enfim, este livro é um grande auxiliar na forma de pensar e agir do ser humano que o lê. Eu recomendo para quem gosta desse tipo de livro. É uma leitura que vale a pena e nos ajuda a crescer como ser humano na área pessoal e profissional.
Espero que tenham gostado e se puderem leiam esta grande obra.
Até a próxima!
gostei de conhecer este livro, sua resenha ficou maravilhosa
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Que bom que gostou, fico feliz. Se puder, dá uma lida, vale muito a leitura.
Excluir