15 novembro 2019

Comentando livros: Como Chegar ao Sim com Você Mesmo - William Ury

resenha como chegar ao sim com você mesmo


Olá pessoal, tudo bem com vocês?


Hoje vou falar sobre um bom livro chamado "Como Chegar ao Sim com Você Mesmo" do autor William Ury. Esse livro é sobre negociação, de administração, porém ele mostra que para se chegar a um acordo com terceiro é necessário primeiro entrar em um acordo consigo mesmo.



William Ury, coautor do clássico Como chegar ao sim, já ensinou milhares de indivíduos a se tornarem negociadores mais habilidosos. Ao longo dos anos, ele descobriu que o maior obstáculo a acordos bem-sucedidos e relacionamentos satisfatórios não é a outra parte, por mais difícil que a pessoa possa ser. Na verdade, o principal entrave somos nós mesmos – nossa tendência natural a reagir de uma forma que não atende nossos interesses.





Estamos muito acostumados com as negociações ganha-perde, desde em relações pessoais até as profissionais. O livro embasa essa afirmativa levando em consideração a escassez, ou seja, tememos faltar para nós mesmos, independente do outro ganhar ou não.

"(...) todos parecem partir da premissa de que um lado só vence se o outro perder."

O autor diz que para que seja possível chegar ao sim com você mesmo é necessário seguir seis passos:

1) Coloque-se no seu lugar - é compreender que você é seu maior vilão - se compreender para assim compreender o outro.

2) Desenvolva sua Batna interior - é parar de colocar a culpa no outro e assumir a responsabilidade de suas ações. A Batna significa, em inglês, Best Alternative To a Negotiated Agreement ou Melhor Alternativa a um Acordo Negociado (em português).

3) Reenquadre seu panorama - essa parte é basicamente ser positivo, acreditar que a vida está a seu favor mesmo que não pareça estar.


4) Mantenha-se no presente - não use o que aconteceu no passado num tipo de negociação, muito menos deixe as preocupações sobre o futuro lhe abalar. Continue no presente para resolver todo e qualquer conflito.

5) Respeite os outros - não reaja à maldade com maldade, à rejeição com rejeição. Utilize o respeito e a inclusão para desarmar e até surpreender terceiros.

6) Saiba dar e receber - superar a sensação de escassez doando ou se doando, deixando de lado o pensamento de ganha-perde.


"Esse sim interior é uma atitude construtiva incondicional de aceitação e respeito – primeiro em relação a si mesmo, depois para com a vida e, finalmente, nas interações com os outros."

---


Esse livro trata, como já mencionei, de negociação. Porém, passamos por negociações o dia todo, sejam elas quais forem. Dessa forma, chegar ao sim com você mesmo é uma grande luta, uma vez que nosso pior vilão somos nós mesmos e para entender primeiro o que o outro quer, precisamos primeiro entender o que queremos.

Se entender primeiro para depois entender o outro. Antes de agir, pensar na reação. Se perdoar, uma vez que o perdão não é para o próximo e sim para você mesmo.

Enfim, este livro é um grande auxiliar na forma de pensar e agir do ser humano que o lê. Eu recomendo para quem gosta desse tipo de livro. É uma leitura que vale a pena e nos ajuda a crescer como ser humano na área pessoal e profissional.

Espero que tenham gostado e se puderem leiam esta grande obra.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. gostei de conhecer este livro, sua resenha ficou maravilhosa

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico feliz. Se puder, dá uma lida, vale muito a leitura.

      Excluir

» Nossas redes sociais: Fã page | | Instagram | | Pinterest

» Críticas construtivas são sempre bem vindas.

» Deixe o link do seu blog no final do comentário e retribuiremos a visita com carinho.

» Lembre-se, tudo aqui é feito para você, então fique a vontade para pesquisar,ler,comentar e pedir postagens.

© BELEZA NERD 2013 - 2019. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo