05 agosto 2019

Cronograma capilar baratinho: Meus produtos favoritos




Oláá! tudo bem com vocês? espero que sim! hoje eu resolvi falar sobre cronograma capilar, eu já tenho esse cuidado com o cabelo a alguns anos, e vou falar sobre os meus produtos favoritos de cada etapa do cronograma, e o melhor são produtos baratinhos facilmente encontrados em super mercados e farmácias de qualquer cidade.



cronograma capilar com produtos baratinhos


Vamos contextualizar primeiro a quem nunca ouviu falar dos termos: Cronograma capilar é uma rotina de cuidados para o seu cabelo, que intercala as três etapas principais: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. E esses cuidados a longo prazo traz solução para cabelos que já sofreram com química, que estão danificados de alguma forma como descoloração, uso excessivo de chapinha e secador, ou se você quer manter sempre seu cabelo bonito, hidratado e sem problemas.

O cronograma é feito durante a semana, e tem que ter ao menos dois dias de intervalo entre uma etapa e outra, mas meu cabelo por exemplo é mais seco na raiz eu lavo menos vezes durante a semana, ai meu cronograma não é a semana fechadinha certinho, mas isso não interfere em nada.

A alguns anos o mercado nacional não tinha tantas opções de cremes, produtos,óleos como a gente tem hoje, acredito que depois de todo esse boom de redes sociais, blogueiras, profissionais que ensinavam sobre cabelos, que tudo começou a ser mais explorado, da para montar um cronograma super legal, baratinho e prático, porque eu também não tenho tanto tempo livre, e nem tanta paciência hahaha



Hidratação


Para que serve? repor a água e nutrientes que o cabelo perde naturalmente no dia a dia.

Minhas máscara baratinhas favoritas para essa etapa são a Lama negra da Skala e Santo black poderoso da Embelleze.


Skala - Lama negra



cronograma capilar com produtos baratinhos


primeiro vamos falar dos potões da Skala, vai ter alguns nessa listinha. Eu gosto muito dos cremes, são baratos, veganos e não testam em animais, conheço o lama negra desde criança, junto com o clássico coquetel de frutas haha minha mãe amava esses dois. Claro que são cremes baratinhos, e não tem a tecnologia de um creme super caro, mas da pra potencializar com receitinhas caseiras - eu adoro - são muito bons para manter o cronograma junto com as receitinhas, e óleos. 




Santo Black poderoso - Embelleze


cronograma capilar com produtos baratinhos


O Santo black poderoso da embelleze também é ótimo! inclusive a linha inteira, o shampoo é super hidratante, mas não encontro aqui na minha cidade com tanta facilidade. Já o creme de hidratação é ótimo, cumpre muito bem a função dele, tem nutrientes e também é liberado para Low/No Poo


Nutrição


Para que serve? Reposição lipídica, repõe nutrientes importantes do cabelo, devolve os nutrientes da fibra capilar, e esses componentes que são responsáveis pela estrutura dos fios, com a nutrição faz um tipo de camada protetora, para as agressões do dia a dia. 

Essa parte do cronograma você pode usar máscara que tenham óleos vegetais e manteigas na composição, como óleo de coco, rícino, manteiga de karité e vários outros. Nessa etapa você também pode fazer uma umectação, um banho de óleo (vegetal por exemplo o óleo de coco).



Skala - Potão desmaiador



cronograma capilar com produtos baratinhos


Essa é sem dúvidas minha máscara favorita da skala! ela deixa meu cabelo muito macio, super alinhado essa já o segundo pote que estou usando, de tanto que eu gosto dela. Ela tem óleos vegetais na formula, e todos os potões da skala são liberados para quem faz uso da tecnica Low/No Poo.

Leia também: Resenha Tonalizante Atomic Pink - Kert

Máscara mágica: Pode vir quente que estou podendo - Sou dessas


cronograma capilar com produtos baratinhos



Também gosto muito dessa máscara, ela tem um efeito de nutrição muito potente, eu também gosto da textura dela que é bem densa, eu acho mais fácil de aplicar, como eu acho ela muito potente, eu uso no máximo uma vez por mês, tenho essa máscara a bastante tempo, e agora que ela está chegando no meio, sempre vou intercalando. Ela tem extrato de pimenta rosa e  óleo de amaranto. Essa não é liberada para Low/No Poo.



Reconstrução



Reconstrução, para que serve? Ela é uma etapa muito importante para quem está com cabelo danificado,quebrado,fino e poroso principalmente se foi efeito de algum tipo de química ou fator externo. A reconstrução vai repor a massa capilar, um dos principais ativos da reconstrução é a queratina. 


cronograma capilar com produtos baratinhos



Cuidado! se seu cabelo realmente está danificado, você pode utilizar a reconstrução toda semana, caso contrario no máximo de quinze em quinze dias em média, se seu cabelo está saudável o excesso de reconstrução e principalmente queratina faz ele ficar seco, quebradiço, opaco, meio que um efeito rebote.  Meu cabelo está saudável e faço a reconstrução duas vezes por mês.



Para essa etapa uso apenas uma máscara, a Divino potão da Skala, ela é ótima, mas normalmente a reconstrução não deixa nosso cabelo tão macio, como a gente espera, ele fica um pouco mais durinho justamente por conta da reposição dessa massa capilar. 



Um creme para retirar umectação



cronograma capilar com produtos baratinhos


Para quem não sabe a melhor forma de retirar a umectação é com co wash, que é a técnica onde não se utiliza shampoo no cabelo, e sim alguma mascara ou condicionador. Todas as da Skala servem para essa técnica, e retiram muito bem o óleo dos fios sem ressecar como a maioria dos shampoos. Eu utilizo essa amido de milho da skala, não curti tanto o efeito dela no cabelo em nenhuma das etapas do meu cronograma, por isso deixei ela para utilizar assim.




Gelatina poderosa - Novex


cronograma capilar com produtos baratinhos


Não é necessário no cronograma, eu uso ela para finalizar o cabelo, da mais volume e deixa as ondas do meu cabelos mais bonitas, sem tanto frizz. Também é legal para misturar com máscaras mais molinhas, pois ela deixa as máscaras densas.




Produtos importantes que não fotografei:


É legal você ter um óleo de coco vegetal, pode ser aquele de cozinha Copra que todo mundo conhece, eu utilizo o da embelleze, porque o Copra custa em média 40 reais na minha cidade. Não use óleos minerais no cabelo! na dúvida o óleo de coco vegetal quando o clima está mais frio, vira uma pasta grossa, mas calma não estragou, basta deixar um pouquinho no sol ou esquentar um pouquinho em banho maria que volta a textura normal.

Óleo de Argan, eu amo esse óleo, mais que óleo de coco na verdade, meu cabelo ama todo tipo de óleo. O óleo de argan é caro aqui no Brasil, ai uso bem pouquinho para batizar as máscaras, e um potinho de 5ML pago em média cinco a seis reais.


Queratina líquida, com essa você precisa tomar cuidado, como expliquei na etapa de reconstrução, caso você não queira usar uma máscara própria para reconstruir, você pode usar qualquer máscara das outras etapas e colocar um pouco de queratina líquida. Algumas pessoas usam apenas uma mascara para todo o cronograma, acrescentando apenas os nutrientes necessários, como o óleo de coco para nutrição e a queratina para reconstrução.



Azeita extra virgem, sim o de cozinha que todo mundo conhece. Ele é perfeito para fazer umectação,tem muitos nutrientes para nossos cabelos, só tenha cuidado e olhe na embalagem se ele é azeite puro, alguns são misturados com óleo de soja (o comum de fazer fritura), e pode detonar o cabelo, por isso compre sempre o extra virgem. 




Gostaram das dicas de hoje? acho que ficou tudo bem fácil de entender sobre como funciona o cronograma capilar e cada etapa, e meus produtos favoritos para cada etapa. 

Até a próxima postagem!




Um comentário:

  1. Menina, que post! Gostei demais das opções que tu mostrou, Skala é bem baratinha e dizem que é muito boa. Tô precisando aderir xD. A máscara black é black mesmo? Fiquei pensando ao ver isso xD.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir

» Nossas redes sociais: Fã page | | Instagram | | Pinterest

» Críticas construtivas são sempre bem vindas.

» Deixe o link do seu blog no final do comentário e retribuiremos a visita com carinho.

» Lembre-se, tudo aqui é feito para você, então fique a vontade para pesquisar,ler,comentar e pedir postagens.

© BELEZA NERD 2013 - 2019. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo