26 março 2019

O que é midia kit? dicas de como fazer + modelo grátis para baixar


Oláá! tudo bem com vocês! espero que sim! Hoje vamos dar continuidade a saga de Como Conseguir Parcerias? o segundo post é uma das coisas mais importantes para um blog,canal,instagram ou qualquer outra rede que você queira deixar mais profissional, que é um Midia Kit.

Essa serie de postagens é indicada para blogueiros iniciantes, ou blogueiros que já estejam no ramo, mas desejam melhorar seus blogs, e redes sociais.


midia kit grátis

O que é um Midia Kit?


Um midia kit de forma bem simples e geral, é um arquivo que contém dados importantes para empresas,lojas,agências avaliarem seu blog. De forma ainda mais simples, é como um currículo do seu blog, quando nos candidatamos em vagas de empregos precisamos levar um currículo, que é onde está nossas informações como contato, experiências, cursos, tudo que o for relevante para que você possa ser avaliado para contratação. 

O midia kit é praticamente a mesma coisa, só que com seu blog (ou canal) e suas redes sociais, é uma coisa simples, mas que gera muito mais profissionalismo da sua parte.

O que deve conter no Midia Kit?


Estou citando aqui como exemplo o Midia kit para blogs.

Ele precisa conter todas as informações básicas sobre seu blog. Como seu nicho, um pouco sobre você, assuntos que você aborda,  informações sobre seu público, o ideal é que você faça uma pesquisa de público para saber idade, gênero,localização exata, o que eles mais gostam de ver no seu blog, se já compraram produtos indicados por você. Uma pesquisa geral.

E outra parte que não deve ser esquecida são seus números, que você deve coletar com o google analytics. Que são: Sua média de visualizações mensais, apontar em porcentagens a origem do tráfego do seu blog (orgânico,direto,midia sociais etc).

E também sobre suas demais redes sociais, como seguidores, seus users em cada uma delas. Motivos para anunciar no seu blog, e se tiver marcas/lojas que já anunciaram ou fizeram parceria com seu blog.



continua após a publicidade

Como montar um Midia Kit?


Em geral você vai separar todas as informações sobre seu blog, e tentar deixar de uma maneira limpa, compreensível e organizada, pode fazer isso a mão mesmo (é minha maneira favorita) e depois que você já estiver com todos os seus dados organizados, você vai criar o seu midia kit digital.

O midia kit tem que ser feito em algum editor de imagens, online recomendo que você use o Canva, ou se você já tem experiência use o photoshop ou illustrator.

Basicamente tem dois formatos de midia kit, o em revista, que são várias imagens que montam um midia kit, e um mais atual que é realmente como uma folha A4 com todas as informações.

O arquivo deve ser fechado em PDF e enviado por email quando as empresas/lojas solicitarem, ou quando você enviar propostas de parcerias, envie sempre em anexo.


continua após a publicidade

O que vender no seu midia kit?


Essa parte é opcional, muita gente ainda coloca no midia kit, outros não, que é o que você vende no seu blog, qual o tipo de publicidade que você faz? Os mais comuns são:

• Banner
• Post patrocinado (o famoso publieditorial)
• Permuta
• Links dentro das postagens e etc.

Tudo isso vai variar de acordo com seu blog, e suas redes sociais.

Ainda dentro dessa área já entra outra parte que deixa muitas blogueiras em dúvida, colocar tabela de valores no Midia Kit ou não?

Algumas pessoas optam por colocar por por exemplo banner x valor por x dias. E assim em todos os "produtos".


Leia também: Como se organizar para ser mais produtivo com seu blog


Eu pessoalmente, opto por não colocar valores no meu midia kit, acho que isso pode afetar trabalhos que você possa fechar, e também acho muito legal você estar aberta a negociação e contrato com as empresas e lojas, ser flexível.  Como no mundo dos negócios, nessa área a primeira impressão é a que fica, então eu pessoalmente, acho melhor mostrar interesse em conversar, e negociar valores, do que já afirmar que um banner custa X, e o post X, cada proposta e empresas/lojas são coisas diferentes!

Um dica pessoal: Não adicione informações demais no seu Midia kit, tente deixar apenas o necessário para a empresa conhecer você, seu trabalho e ver as informações realmente relevantes. 

É onde eu entro com o exemplo do currículo novamente, se você você está se candidatando para uma vaga de enfermeira por exemplo, e você tiver feito um curso de maquiador,no que aquilo vai acrescentar naquela vaga? nada, então é melhor não adicionar. Se mostre o mais profissional e flexível possível.

Com base nisso, eu criei no photoshop um arquivo simples de midia kit, bem completo que vocês podem usar a vontade! ele inclui espaço para todas as coisas necessárias, inclusive suas redes sociais.

Vou disponibilizar ele em PNG de alta qualidade, assim sendo possível que você edite em qualquer editor de imagens como photoshop,photoscape, pixlr ou qualquer outro da sua preferencia.


Esse é o modelo do Midia Kit

modelo de midia kit grátis
Modelo com indicação de onde editar




Arquivo disponibilizado no MediaFire

Deixei os créditos do blog bem minúsculos no rodapé, as regras de sempre, pode usar e modificar a vontade, desde que você não venda nem retire os créditos.

Uma dica muito legal para você converter seu midia kit de PNG para PDF é usar o site PNG to PDF, é simples de usar, e em português, seu arquivo não perde a qualidade e é grátis.




Se de alguma forma você quiser retribuir o download, siga o blog em alguma rede social! vou ficar muito feliz.

Essa é a postagem de hoje, você tem alguma dúvida? deixe nos comentários.


3 comentários:

  1. Oi Gleicy Harper, vc poderia mim manda um projeto completo pra fazer um mídia kit, sou blogueira, Youtube e Instagram. E eu não tenho um computador para fazer um mídia kit profissional, do estilo rosé Gold. Se vc fizer esse favor por mim eu te agradeço muitíssimo. Muito Obrigado 😘

    ResponderExcluir
  2. Amei o post. Bem explicadinho.
    Eu nunca consegui fazer um mídia kit decente e amei seu modelo.
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir

» Nossas redes sociais: Fã page | | Instagram | | Pinterest

» Críticas construtivas são sempre bem vindas.

» Deixe o link do seu blog no final do comentário e retribuiremos a visita com carinho.

» Lembre-se, tudo aqui é feito para você, então fique a vontade para pesquisar,ler,comentar e pedir postagens.

© BELEZA NERD 2013 - 2019. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo