Hoje quero comentar o livro Dom Casmurro do Machado de Assis. Essa obra é muito caracterizada e acho que muitas pessoas já ouviram falar sobre. Além disso, é um livro que é bastante requisitado em vestibulares.
O livro vai contar a história de Bentinho, personagem que faz a narrativa (e guardem essa informação), que foi jurado ao seminário pela mãe, Dona Glória, ou seja, seria padre. Bentinho tinha amores por Capitu, personagem esperta e que age rapidamente.
O início do livro mostra a relação de ambos, Capitu e Bentinho, e como se desenvolveu um amor entre eles. E tudo começou com brincadeiras e tudo mais. Deixo aqui uma passagem do livro:
Entrava no quintal dela com um pau debaixo do braço, para imitar o bengalão do doutor João da Costa; tomava o pulso a doente, e pedia-lhe que mostrasse a língua. "É surda coitada!" exclamava Capitu. Então eu coçava o queixo, como o doutor, e acabava mandando aplicar-lhes umas sanguessugas ou dar-lhe um vomitório: era a terapêutica habitual do médico.
Esse trecho é até cômico. Mas também mostra um pouco dessa relação de crianças que estavam sempre juntas e acabaram se apaixonando. Um amor juvenil que enfrentou um juramento de uma mãe.
Pelo período em que foi escrito, o livro mostra muitos hábitos religiosos. Vou deixar aqui um trecho em que Bentinho está pensativo:
Levantei os olhos ao céu, que começava a embruscar-se, mas não foi para vê-lo coberto ou descoberto. Era ao outro céu que eu erguia a minha alma; era ao meu refúgio, ao meu amigo.
Eu, particularmente, gosto muito desse trecho, é bem simbólico.
A minha alegria acordava a dele, e o céu tão azul, e o ar tão claro, que a natureza parecia rir também conosco. São assim as boas horas deste mundo.
Porém essa amizade, apesar de fortalecida, gerou em Bentinho ciúmes, pois, após se casar com Capitu e ter um filho chamado Ezequiel (homenagem a Escobar), acreditou que seu filho não era realmente seu e sim de Escobar.
Bentinho tem a ideia de se matar, até que desiste. Acaba manda para fora do país Capitu e seu filho.
E fica esse questionamento no ar: Capitu traiu ou não o Bentinho?
Este livro tem uma ótima escrita, onde o Machado de Assis consegue passar a caracterização de seus personagens de uma forma incrível.
Como eu disse no início, é Bentinho quem narra a história, logo, é o ponto de vista dele que é passado. Julgar sem saber o lado de Capitu é injusto. Porém, apesar de tudo, o início do livro é muito lindo.
Como diz o ditado: é preciso ver os dois lados da moeda.
E vocês? Já leram Dom Casmurro? Acreditam que Capitu traiu Bentinho?
Vamos debater, deixem nos comentários.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
» Nossas redes sociais: Fã page | | Instagram | | Pinterest
» Críticas construtivas são sempre bem vindas.
» Deixe o link do seu blog no final do comentário e retribuiremos a visita com carinho.
» Lembre-se, tudo aqui é feito para você, então fique a vontade para pesquisar,ler,comentar e pedir postagens.