28 janeiro 2019

Comentando: Livro vs. Filme - Bird Box - Josh Malerman




Olá, tudo bem com vocês, pessoal?


Hoje vim falar sobre "Caixa de Pássaros" ou "Bird Box" do autor Josh Malerman, quero tecer comentários sobre o livro e sobre o filme que é original Netflix. Agora que a euforia em relação ao filme passou, espero que tenha dado tempo de ler o livro para comentarmos sobre ambos. 

Não quero dá spoilers, quero apenas comentar sobre as obras, mostrar algumas diferenças. E, por favor, não julgue um livro pelo filme.

O livro conta a história de Malorie (interpretada por Sandra Bullock no filme) e ele vai mesclar um pouco de seu passado e um pouco de seu presente. E já no início do livro você se pergunta "o que está acontecendo aqui?".

A escrita do autor é boa, uma vez que te prende e te faz querer continuar a leitura de uma só vez.


A história se passa em um futuro pós-apocalíptico, onde pessoas veem uma 'presença/entidade' (vou chamar assim porque ninguém sabe o que é exatamente) e cometem suicídio. Dessa forma, a trama da história é: as pessoas não podem abrir os olhos.

Malorie está grávida e tem uma irmã, Jessica (interpretada por Sarah Paulson no filme). No livro, Malorie ainda consegue chegar em casa antes de ir a um tipo de "abrigo", no filme acontece tudo mais rápido e ela nem chega em casa (parece meio superficial essa afirmação, mas sinto muito, não quero contar o que acontece, pessoal).

Quero comentar que o livro não é exatamente sobre essa 'presença/entidade', é baseado no medo e na confiança, principalmente. Quando Malorie está nesse "abrigo" chegam outros personagens que batem à porta e há sempre um receio de deixar alguém entrar, pois pode entrar algo mais além da pessoa, cita-se também o racionamento de comida. No filme, isso me pareceu ser mais simples, tinha sim uma discordância, porém tudo era decidido muito rápido. No livro há um trecho com cachorros (não quero comentar muito, penso que pode ser spoiler) que no filme, ao meu ver, fez bastante falta.

Os nomes de alguns personagens no filme são diferentes, mas isso é de menos.

Quando estão no rio, indo até um local mais seguro, Malorie e seus dois filhos (garoto e garota) se encontram em situações perigosas. No livro, Malorie treina o garoto e a garota e eles a ajudam a discernir os sons, no filme ela também treina, porém não acho que tenham abordado muito essa ajuda das crianças.

O que eu mais gostei no filme foram duas coisas: a atuação da Sandra Bullock e de o tempo todo os pássaros estarem presos na caixa e só no fim ficarem "livres".

Do livro eu gosto muito, pois ele consegue passar muito bem a trama e nos prender na história.

As mortes que acontecem no livro são mais, digamos, traumáticas. São mais impactantes que no filme.

Enfim, sabemos que não dá para fazer um filme igualzinho ao livro, mas alguns pontos devem remeter à obra base para não perder tanto a essência. O bom é que no filme não focaram nos "monstros", pois eles não são o enfoque do livro, isso que fez do filme legal.
Não é O Filme, mas é "assistível" (hahaha), sem falar que rendeu bastante visualização para a dona Netflix.

O livro tem uma frase bem marcante e quero deixar aqui para vocês:

"O HOMEM É A CRIATURA QUE ELE TEME"

Se vocês ainda não leram o livro ou não assistiram ao filme, façam os dois. E quem já os fizeram, deixa aqui nos comentários o que achou do livro e do filme.
Até a próxima!

4 comentários:

  1. Vi o filme e gostei bastante, agora fiquei bem interessada no livro.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o filme é bom, mas o livro é demais. Já que se interessou, procura lê-lo mesmo, vale muito a leitura.

      Excluir
  2. Eu dei uma assistida no filme, gostei até. Mas tenho muita curiosidade de ler o livro, já que muita gente comentou que faz um pouco mais de sentido, já que no filme muitas coisas não ficaram muito claro.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Carol. O filme acabou sendo meio superficial, já o livro passa mais emoção. Espero que leia, para ver o que acha. Eu recomendo muito!

      Excluir

» Nossas redes sociais: Fã page | | Instagram | | Pinterest

» Críticas construtivas são sempre bem vindas.

» Deixe o link do seu blog no final do comentário e retribuiremos a visita com carinho.

» Lembre-se, tudo aqui é feito para você, então fique a vontade para pesquisar,ler,comentar e pedir postagens.

© BELEZA NERD 2013 - 2019. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo