24 janeiro 2019

Comentando o livro: Ansiedade - como enfrentar o mal do século - Augusto Cury





Olá humanos, tudo bem com vocês?

Hoje eu vim falar sobre assuntos importantes baseados em um livro do autor brasileiro Augusto Cury chamado "ANSIEDADE - como enfrentar o mal do século".

Falando brevemente sobre livro, o autor faz críticas à sociedade contemporânea, uma vez que há várias coisas para se fazer de uma só vez. Atualmente temos stream de músicas, de filmes e séries, temos livros para ler, temos dados para decorar na escola, dentre outras coisas, porém destaca-se, principalmente, o smartphone, pensamos estar manipulando o aparelho quando, na verdade, ele nos manipula. Enfim, no geral, o excesso de informação pode nos trazer consequências e Cury cita uma delas: a SPA ou Síndrome do Pensamento Acelerado. Dessa forma ele explica sobre o próprio ato de pensar, as causas da SPA e meios de tratá-la.


- A seguir, os fenômenos inconscientes que influenciam positiva e/ou negativamente na construção de pensamentos.

1º - Fenômeno: gatilho da memória (ou fenômeno da autochecagem);

Atua em milésimos de segundos sem que percebamos (na verdade nenhum dos fenômenos aqui são "perceptíveis"). É este gatilho quem ativa as janelas da memória - que são o segundo fenômeno.
Se sentirmos o cheiro de um aroma que nos é familiar, o gatilho ativa uma janela da memória e assim nos faz lembrar de momentos relacionados ao aroma. Porém, a janela ativada pelo gatilho pode ser boa ou ruim. Por exemplo, uma pessoa que sofre de síndrome do pânico, quando submetida a um lugar fechado, fica desesperada, pois o gatilho ativa uma janela killer ou traumática.

2º - Fenômeno: janelas da memória;

Cury diz que são áreas de leitura da memória num determinado momento existencial. Ou seja, as janelas da memória atuam como armazém de informações ou como arquivos de um computador.

Pensemos que nossa mente seja uma cidade repleta de bairros, existem bairros seguros e outros não tão seguros. Frente ao exemplo, seguimos com os tipos de janelas da memória:

- janelas neutras, segundo Cury, correspondem a 90% de todas as áreas de memória. Dessa forma, se diz neutra por se tratarem de informações sem valor sentimental como números, endereços, etc.

- janelas killer trata de conteúdo emocional angustiante, fóbico, depressivo. Essas janelas são como bloqueios, ela bloqueia nosso Eu de pensar de forma inteligente. São exemplos de janelas killer: ciúme, raiva, pessimismo, mau humor, fobia...

- janelas light correspondem ao prazer, serenidade, tranquilidade, generosidade, sensibilidade, dentre outros. Essas janelas influenciam positivamente como o pensar antes de reagir, ou seja, são o oposto das janelas killer. Aqui se deve criar a EMPATIA - capacidade de se colocar no lugar do outro.

3º -  Fenômeno: autofluxo

Outro fenômeno inconsciente, sua função é ler as janelas de memória e, mais além, retroalimentá-las. Caso seja uma janela light, essa retroalimentação será boa. Caso seja uma janela killer, a retroalimentação pode ser angustiante. Uma pessoa que sofre de síndrome do pânico tem uma janela tráumática ativada pelo gatilho, assim entra em cena o fenômeno do autofluxo, ele lê essa janela e, logo após, a retroalimenta, ou seja, ele cria pensamentos sobre aquela janela, que no caso serão ruins, pois se trata de uma janela killer.


Entender um pouco sobre a formação do pensamento é essencial para que nos gerenciemos em situações de ansiedade em uma entrevista de emprego, por exemplo. É uma forma de nos autoconhecer e nos policiar em relação à armadilha mental.


A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) faz a mente cansar. Pensamos o tempo todo, não descansamos a mente.

Alguns sintomas da SPA são:
- ansiedade;
- mente agitada ou inquieta;
- dor de cabeça.

Têm-se também algumas causas:
- excesso de informação;
- excesso de atividades;
- excesso de preocupação.

Para tentar apaziguar a SPA, Cury fala sobre gerenciar a si mesmo, gerenciar seu pensamento. O autor dá a dica de uma ferramenta chamada de DCD (duvidar, criticar e decidir). Crenças podem nos aprisionar, dessa forma, o DCD pode ajudar a nos reciclar, primeiro duvidar da crença e criticá-la, depois, decidir qual estratégia tomar para que não seja controlado pela falsa crença.

Se autoconhecer, se ouvir é uma ótima maneira de melhorar sua vida. Cuidar da mente é essencial, mesmo que poucos de nós o façamos. Temos que seguir a vida de forma leve, se ouvindo e ouvindo o próximo. Então deixo como palavras-chave AUTOCONHECIMENTO e EMPATIA.

Espero que tenham gostado e deixem nos comentários a opinião de vocês sobre o assunto.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Nossas redes sociais: Fã page | | Instagram | | Pinterest

» Críticas construtivas são sempre bem vindas.

» Deixe o link do seu blog no final do comentário e retribuiremos a visita com carinho.

» Lembre-se, tudo aqui é feito para você, então fique a vontade para pesquisar,ler,comentar e pedir postagens.

© BELEZA NERD 2013 - 2019. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo