24 março 2020

Andei Assistindo: Suspiria (1977 e 2019)

resenha suspiria


Recentemente eu assisti o Remake de Suspiria (2019) mesmo não sendo um lançamento, é um filme bem diferente de terror/horror e resolvi vim fazer um review sobre o que achei das duas versões a de 1977 e a de 2019.

Contém Spoilers

Eu amo filmes de terror psicológicos,  e por isso achei Suspiria nas pesquisas do google, assisti a versão de 1977 primeiro, a de 2019 ainda não havia sido lançada quando eu vi o primeiro filme. Na época eu também achei o filme super interessante, mas trazer uma review de filme de quase quarenta anos atrás acho que não seria tão legal haha então vou apenas citar em algumas comparações com o remake.




Trailer Suspiria 2019

Suspiria é um filme que eu diria que se encaixa em uma nova categoria de terror, terror de arte. Basicamente o filme é sobre dança e bruxaria, na escola de dança da Mãe Markos (se passa em Berlim, na década de 70), e o filme inicia com a Patricia que foi uma das "escolhidas" da Mãe Markos e conseguiu fugir da escola, deixando sua amiga Olga, que também sabia de tudo que acontecia lá dentro (as demais meninas não sabem) e logo no inicio do filme somos apresentados a Suzy (protagonista por Dakota Johnson) que já estava de certa forma destinada a ir para essa escola.


Comparando ao primeiro filme, eu nem diria que Suspiria de 2019 é um remake, e sim um novo filme. Ele é muito mais complexo, no primeiro filme de 1977 ele é mais parado, quase não mostra nada, fica só aquele tipo de susto "pode acontecer algo, hein, olha" e na verdade não acontece muita coisa, mesmo sendo um filme interessante por ser quase um filme teia, e o novo assume logo a bruxaria de cara, ao invés do balé clássico do primeiro filme, a nova versão trás dança moderna, o que deixa ainda mais interessante.

Como o filme é complexo, é difícil entender ele assistindo apenas uma vez. É um filme de beleza e fotografia muito bonitas, tudo é bem produzido.


Continua após a publicidade


Ainda em comparações com o primeiro filme, tem novos personagens coisa que eu não esperava, Patricia (Chloë Grace Moretz) conta para o seu terapeuta Josef sobre todo o clã, e Patricia some, e ele acaba ficando apenas com o diário dela, onde ela escreve detalhes sobre o clã, como elas faziam rituais e se "alimentavam" da energia das meninas enquanto elas dançavam. Então ele mesmo idoso decide ir investigar de perto, pois desconfia que Patricia tinha sumido por conta disso, ai ele se envolve com toda a trama.

Madame Blanc (principal professora de dança, Tilda Swinton) se apega de forma maternal a Suzy, mesmo quando elas vão fazer o grande ritual que seria para Suzy renunciar todas as mães que ela já teve, para então a mãe Markos tomar o corpo dela, quase uma transferência de almas, e Susie é a escolhida pela mãe Markos desde o inicio, e por isso estrategicamente  Suzy é colocada no centro da principal apresentação de dança (ritual).

E a mãe Markos é uma farsa, ela diz que é a reencarnação da mãe Suspiriorum (uma das três deusas citadas no filme Mãe Tenebrarum, Mãe Lachrymarum e Mãe Suspiriorum. Escuridão, lágrimas e suspiros). Logo no inicio de filmes tem uma votação dentro do clã, para quem continuará no comando da escola, entre a Madame Blanc e a Mãe Markos, e por um voto a Mãe Markos continua no comando. Nisso lá pelo meio do filme a mãe real de Susie já nas últimas em vida, fala algo do tipo Eu manchei o mundo dando a luz a minha última filha. E a gente fica pensando nessa frase.

E depois do ritual, a Suzy tem que ir até a mãe Markos por espontânea vontade, e ela vai, e lá ela revela que é ela é a mãe Suspiriorum, por isso o destino já estava totalmente traçado, desde criança ela já sabia que tinha uma conexão com Berlim inexplicável.

E com Susie no auge do seu poder, algo maior (até agora não sei é a morte ou uma das outras mães) surge junto com ela, e mata a mãe Markos e outras jovens dançarinas que desejam isso (ela pergunta a cada uma o que elas desejam) e a Sara encontra a Patricia lá no inicio, que estava sendo usada como uma bateria para a mãe Markos.

É um filme muito interessante, ele se torna complexo pela forma que é montado, parece um quebra cabeças. É daqueles filmes que não agrada todo mundo, como dizem, Suspiria já nasceu Cult. Tilda Swinton que é uma atriz incrível, sempre que vejo ela em filmes, ela sempre faz personagens bem enigmáticas, e nesse filme ela faz três personagens. Madame Blanc, mãe Markos e o terapeuta Josef.

Pelo filme se passar na desada de 70, exatamente em 77 ele acaba abordando um pouco de história e economia da Alemanha na época, que estava ainda com o muro de Berlim e falida da guerra.



Se você como eu também detesta terror de bichos e monstros (eu não tenho a minima paciência) você pode gostar de Suspiria o tanto que eu gostei também. Suspiria está disponível no Prime da Amazon.

Já assistiram ao filme? até a próxima postagem.





10 comentários:

  1. Deve ser uma história bem impactante, fiquei com vontade de assistir! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história ótima, eu super recomendo. Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Também sou apaixonada por thrillers psicológicos, porém, não sou muito fã de sobrenatural, como bruxaria, fantasmas, demônios e afins. Que bom que o filme foi uma boa experiência pra você :)
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo terror psicológico, mas amo o sobrenatural (mesmo que tenha ficado batido demais pela repetição, já que em terror é difícil inovações) o filme é bem interessante. Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Nossa o trailer da um certo medo, não sei se conseguiria assistir, mas parece ser bem interessante

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é um filme de assustar, mas de certa forma ele da aquele medo sim, porque a gente não entende direito o que está acontecendo haha Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Tenho medo de ver filme de terror e suspense sozinha mas adoro! Fiquei curiosa em assistir, preciso chamar alguém pra ver comigo haha
    Beijos,

    Marcelamirandadesigner.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou assim haha sempre assisto com minha mãe ou meu irmão,mas acho que se torna mais legal de assistir pela companhia e de comentar sobre o filme. Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Eu ainda não conhecia esse filme ou tinha ouvido falar, mas já quero assistir, ainda mais agora que a internet voltou e deu uma trégua. Se tem um pouco de terror e suspense, é complexo, fotos e figurinos bonitos, além de ter bruxaria no meio, já é algo que me faça querer assistir xD. Criei expectativas.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu todinha ahahauhsua o filme é bem interessante principalmente pra gente que gosta de arte, de uma coisa trevosa.

      Obrigada pela visita.

      Excluir

» Nossas redes sociais: Fã page | | Instagram | | Pinterest

» Críticas construtivas são sempre bem vindas.

» Deixe o link do seu blog no final do comentário e retribuiremos a visita com carinho.

» Lembre-se, tudo aqui é feito para você, então fique a vontade para pesquisar,ler,comentar e pedir postagens.

© BELEZA NERD 2013 - 2019. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo