10 dezembro 2019

Dicas: Como comprar online sem medo e economizando


como comprar online sem cair em golpes


Oláá! tudo bem com vocês? eu espero que sim! eu já comentei aqui no blog diversas vezes que sou uma pessoa que compra muito online, e por morar no interior acabo fazendo mais compras online que em lojas físicas, e com o passar do tempo aprendi muitas coisas legais sobre segurança, pagamentos e como dar uma economizada, nessa postagem irei dar dicas de como comprar online sem medo e ainda economizar.


Vou tentar ser direta nas dicas, e não é publi de nenhuma loja que eu citar, tudo bem? são apenas exemplos.

Primeira dica: Buscando lojas


A primeira dica: Procure comprar em lojas conhecidas, infelizmente anda acontecendo muitos golpes (principalmente no período de Black Friday) e muitas lojas scammers (termo para quadrilha mesmo, sites feitos para roubar, enganar) pagam anúncios ao google shopping (os primeiros resultados que aparece quando pesquisamos um produto no google) e o google trás um confiança tão grande a maioria das pessoas que muitas podem acabar comprando desses sites.

Eu acompanho uma página no facebook que expõe esse tipo de loja, normalmente usam telefones que não podem ser rastreados e CNPJ roubado de pequenos empresários, normalmente essas lojas tem preços muito convidativos, que são bem abaixo do padrão do produto que você está pesquisando, por exemplo você quer comprar uma mesa que custa R$800,00 reais, em um site falso você poderá ver a venda como nova, direto da loja por R$400,00 ou até menos, são preços muitas vezes surreais.



Por isso a primeira dica é, evite fazer compras em sites que você não conhece, ou não acha muita coisa sobre eles na internet, eu pessoalmente faço muitas compras em lojas grandes como Americanas, Magazine Luiza, Amazon (até assinei o Prime), Submarino, Saraiva e tantas outras que a gente já conhece.

Uma dica  Insight: Em todos os sites que você pensar em fazer compras, procure pelos selos de segurança, como do Ebit, Consumidor.Gov e etc, e clique sobre eles, se for real abrirá uma nova guia no site oficial desses selos com todas as informações da loja em questão.

Normalmente lojas falsas "copiam" esse selo em forma de imagem, ou seja não são "clicáveis"

como comprar online sem cair em golpes
Selos de segurança


Segunda dica Insight: Cuidado com marketplace! lojas enormes como a americanas,submarino,maganize luiza e outras do ramo, meio que fazem uma afiliação com lojas pequenas, e dizem que garantem a entrega, mas ás vezes não é bem assim. Essa página que citei no facebook mostra que muitas lojas dessas scammers conseguem afiliação com essas lojas gigantes, e assim conseguem enganar mais pessoas. Por isso observe bem o anúncio do produto que você irá comprar, se é vendido e entregue pela loja original, se você já conhecer a loja do marketplace e confia, ótimo pode comprar sem medo, caso contrario, recomendo que pesquise melhor, procure o produto em outras lojas. Recentemente uma amiga minha próxima acabou passando por isso, acabou tendo que acionar a justiça pois a loja em questão não se responsabilizou.



Segunda dica: Meios de pagamento


Sempre que comprar em loja que não seja enorme como as que eu citei, procure ver a forma de pagamento, procure sempre mercado pago, pag seguro e paypal que qualquer problema que possa haver, caso você não receba seu produto, venha diferente do que você comprou você consegue entrar em contato com direto com esses "bancos" e consegue um reembolso. Tenha muito cuidado! não fazer transferências bancarias para lojas, é algo arriscado. Se for o caso de lojas de instagram evite fazer transferências bancarias se o recebedor for uma pessoa física, e não uma pessoa jurídica, isso pode te evitar muitas dores de cabeça, e o principal não perder seu dinheiro.




Terceira Dica: onde recorrer caso aconteça algo errado


A forma correta é a judicial, para mais informações só um advogado para te tirar dúvidas, porém problemas como atraso, produto incorreto, danificado você pode usar a plataforma Reclame Aqui , você consegue ver problemas de outras pessoas com a loja em questão, a resposta das lojas e também consegue reclamar, normalmente lojas serias rapidamente resolvem seu problema quando você utiliza a plataforma, eu já usei diversas vezes, e comigo sempre ocorreu tudo ok, não tive mais problemas e todos os meus produtos chegaram normalmente.



Como economizar nas compras online


Essa com certeza é a melhor parte haha a melhor dica é tenha paciência, pesquise em diversas lojas, e vá além da primeira página do google algumas lojas oferecem descontos em algumas formas de pagamento como boleto (a vista), paypal, checkout com cartões de crédito, é uma boa ficar de olho, alguns cartões de crédito também oferecem promoções de pontos para trocar por milhas ou produtos e você pode ativar (se não for automática) para também contar pontos com compras online.

Uma outra forma de economizar é usando cupons de desconto! tem vários sites que oferecem e fazem um grande compilado com cupons de várias lojas, e eu uso e inclusive já indiquei outra vez aqui no blog o cupomvalido.com.br é um portal e eles reúnem praticamente cupons de quase todas as lojas online (as principais), antes de finalizar a compra é sempre bom dar um olhadinha para conseguir mais um descontinho. 



Gostaram das dicas? espero que sejam realmente úteis para quem está começando a se aventurar nas compras online.

Essa postagem não é um publipost.


2 comentários:

  1. Maravilhosa as dicas

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei as suas dicas, super importantes saber economizar.
    O blog entrará em recesso de 24 de dezembro a 5 de janeiro.
    Feliz Natal e um 2020 incrível para você.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir

» Nossas redes sociais: Fã page | | Instagram | | Pinterest

» Críticas construtivas são sempre bem vindas.

» Deixe o link do seu blog no final do comentário e retribuiremos a visita com carinho.

» Lembre-se, tudo aqui é feito para você, então fique a vontade para pesquisar,ler,comentar e pedir postagens.

© BELEZA NERD 2013 - 2019. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo