07 fevereiro 2019

Livro vs. Filme: Coraline e o mundo secreto - Neil Gaiman

resenha livro e filme coraline e o mundo secreto



Olá, tudo bem com vocês, pessoal?

Hoje quero comentar o livro "Coraline" do autor Neil Gaiman e sua adaptação para animação longa metragem intitulada "Coraline e o Mundo Secreto".

O livro vai contar a história de Coraline, quando está de mudança para um novo apartamento (no filme, se parece mais com uma casa e tem um nome: Palácio Cor de Rosa), onde abaixo, no térreo, viviam a srta. Spink e a srta. Forcible e acima da casa vivia um senhor que dizia ter um circo de ratos (no livro esse senhor não tem um nome, já na animação seu nome é Bobinsky).

O que mais marca no livro é aquele clima meio sombrio (que também há no filme).
Os pais de Coraline, ao meu ver, são meio frios com ela, principalmente sua mãe (na animação isso se mostra com um pouco mais de ênfase). Porém, isso é necessário para o desenvolver da história.

Coraline, curiosa que é, põe-se a explorar o jardim e, num dia chuvoso, o apartamento, onde acaba encontrando uma porta trancada, sua mãe abre-a a pedido da menina e do outro lado há uma parede de tijolos.  Sua mãe conta que a porta vai dá no apartamento que está desocupado e à venda, isso no livro, já no filme não tem essa explicação, além de a porta ser mini na animação, onde só se passa engatinhando.




resenha livro e filme coraline e o mundo secreto


No livro, o personagem Wybie Lovat (amigo de Coraline) não existe nem a boneca que ele dá para ela.

A porta que encontrou acaba levando Coraline para outro mundo e lá há uma outra mãe, um outro pai e outros vizinhos. Porém, há algumas diferenças: todos eles possuem botões no lugar dos olhos e todos a tratam muito bem nessa nova realidade, falam até o nome dela corretamente (coisa que no mundo real não acontece, a chamam de Caroline).
Após algumas idas ao outro mundo, Coraline descobre que a outra mãe não é tão boa quanto parece, fazendo com que ela queira fugir desse mundo o mais rápido possível.

Gosto da escrita do autor, que deixa algumas questões no ar sobre como aquele outro mundo fora criado. Sem comentar que o Neil trabalha muito bem na escrita desse mundo tão fantasioso e macabro ao mesmo tempo.


resenha livro e filme coraline e o mundo secreto


O livro e a animação possuem algumas diferenças, porém, mesmo com a criação de novos elementos e personagens, o filme não perdeu a essência da obra base, ou seja, ambos são consistentes naquela representação do universo onde se passa a história. Ao meu ver, o final do filme e o do livro são um pouco distantes um do outro, um pouco diferente, mas nada que fuja do que quer ser passado.

Outra diferença é a evolução de Coraline, ao meu ver, essa evolução se mostra melhor no filme, onde no começo ela se mostra um pouco mimada e birrenta, talvez e assim vai desenvolvendo uma certa independência e coragem.


resenha livro e filme coraline e o mundo secreto


Eu particularmente gosto muito das duas obras, cada uma me marcou um pouco. Mas, por eu ter assistido ao filme várias vezes antes de ler o livro, talvez a animação tenha se fixado mais em mim (acho que é a primeira vez que isso acontece comigo haha). Porém, gosto das duas obras igualmente.

E vocês? Já assistiram ao filme ou já leram o livro? Se já leram e/ou já assistiram ao filme, deixem nos comentários se vocês gostam das duas obras ou se só de uma e o porquê disso.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Nossas redes sociais: Fã page | | Instagram | | Pinterest

» Críticas construtivas são sempre bem vindas.

» Deixe o link do seu blog no final do comentário e retribuiremos a visita com carinho.

» Lembre-se, tudo aqui é feito para você, então fique a vontade para pesquisar,ler,comentar e pedir postagens.

© BELEZA NERD 2013 - 2019. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo