14 junho 2017

Bloguerices: O que é plágio? Como não cometer - Plágio x Inspiração




Oláá! tudo bem com vocês? eu espero que sim! hoje eu resolvi trazer mais um post da categoria Bloguerices, que está tendo mais visualizações do que eu imaginei, e agradeço por isso! Hoje eu vou falar sobre plágio e a diferença entre plágio e inspiração, que é uma coisa muito comum no meio de todos que criam conteúdo online, na maioria das vezes a gente nem sabe quando foi plagiado, e muita gente quando começa no mundo dos blogs ás vezes não tem noção nenhuma do que deve fazer, e acaba cometendo esse erro.

Primeiro, o que é plágio?

De forma bem simples e direta, plágio é qualquer coisa que você possa copiar ou assinar totalmente ou parcialmente, mas que pertence a outras pessoas, alegando que é seu. Plágio acontece em várias formas no nosso caso, pessoas que criamos conteúdos online acontece facilmente com posts,fotos,vídeos, mas também é comum em músicas,livros. De forma geral é quando você copia o conteúdo de alguém e não atribui os devidos créditos.


Com certeza você já leu ou ouviu a frase "Plágio é crime", é crime mesmo?

Sim, plágio é crime e tem artigo no código penal. Crime de Violação aos Direitos Autorais no Art. 184 – Código Penal, que fala: Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. entre outras variações de acordo com o plágio cometido.


Como não cometer plágio?

Essa poderia ser uma resposta simples, somente não copie conteúdo alheio, mas as coisas vão além disso. Ás vezes você vê um post sobre determinado assunto e também queria falar sobre aquilo, é plágio? não! é ai onde entra um polemica básica da internet o plágio versus inspiração, algumas pessoas detestam os dois, outras conseguem diferenciar. Mas em geral a melhor forma de não cometer plágio é não copiar trabalho de ninguém sem dar os créditos a pessoa em questão, seja um post,foto,vídeo, o quer que seja, e mesmo atribuindo créditos é sempre bom falar com a pessoa e pedir a autorização da mesma.

Plágio vs Inspiração

Agora que você já sabe direitinho o que é plágio, vamos saber o que é inspiração e a diferença entre os dois. A inspiração também é algo simples, qualquer conteúdo que te inspire a fazer algo semelhante, porém não igual. Por exemplo um post com o mesmo de tema de outra blogueira, uma foto inspirada em outra foto que você achou bonita, um vídeo, tem diversas maneiras de inspiração. E entre a inspiração e o plágio tem uma linha bem fina, que muita gente acaba cruzando ás vezes sem querer e muitas vezes querendo mesmo.

Falar sobre o mesmo assunto que a pessoa por exemplo, é normal uma inspiração, já pegar o post da colega e reescrever ele com outras palavras é plágio da mesma forma e é uma coisa que eu mais vejo por ai, as pessoas mudam uma palavra aqui, um detalhe ali e acham que é outro conteúdo, quando na verdade não é. É onde vocês mais tem que tomar cuidado é a diferença entre o plágio e a inspiração, até quando me inspiro em algo, eu gosto de pedir permissão ao dono da coisa em questão, recentemente me inspirei em uma foto de produtos de um blogueira que acompanho, mas antes de fazer a foto perguntei a ela se teria algum problema pra ela, tem pessoas que realmente não gostam de ter outras pessoas com seus "estilos" por aí, por isso é sempre bom tirar as dúvidas com o dono do conteúdo. 


Gostaram do post? faltou algo ou teve alguma dúvida? comente. Até o próximo post 






3 comentários:

  1. Olá
    A linha que divide os dois é mesmo bem tênue. Eu costumo visitar blogs com meu caderno em mãos, para anotar algo que me traga inspiração, mas só isso mesmo. inspiração. Acho que todo mundo se inspira no trabalho de alguém e isso é okay, até porque cada um tem um jeito todo único de se expressar. Daí a copiar o trabalho do coleguinha... perigoso.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, sempre bom falar sobre isso na internet pq infelizmente ainda é muito comum essa coisa de plágio e é uma pena que não temos como impedir a copia do nosso conteúdo por ai. Eu mesma já passei muuuito por isso. Até que parei de procurar pra não me aborrecer.

    beijos adorei!

    ResponderExcluir
  3. Que post maravilhoso! É realmente uma linha bem tênue entre inspiração e plágio e muita gente não sabe a diferença, então esses seus esclarecimentos vão ajudar muitas pessoas! Ah, e amei o blog, já segui <3
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir

» Nossas redes sociais: Fã page | | Instagram | | Pinterest

» Críticas construtivas são sempre bem vindas.

» Deixe o link do seu blog no final do comentário e retribuiremos a visita com carinho.

» Lembre-se, tudo aqui é feito para você, então fique a vontade para pesquisar,ler,comentar e pedir postagens.

© BELEZA NERD 2013 - 2019. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo