Estou de volta e hoje falaremos do livro "As Aventuras de Robin Hood" cujo autor é Howard Pyle. Eu acho que criei muita expectativa para esse livro e elas não foram atendidas na totalidade. Mas vamos lá.
"As aventuras de Robin Hood", de Howard Pyle, é a mais conhecida e consagrada versão dessa balada medieval. A história de Robin Hood, um dos heróis mais famosos da cultura da Grã-Bretanha, já foi adaptada inúmeras vezes no teatro e no cinema, provando ser um sucesso absoluto com o público. Nas suas aventuras, Robin Hood roubava dos ricos para dar aos pobres, ajudado por outros aventureiros como John Pequeno, Frei Tuck e Will Escarlate. Esse livro é um romance de aventura para todos os públicos.
A história se passa nos tempos medievais, onde o sistema socieconômico é o feudalismo, divisão de classe bem definidas. Eram basicamente plebeus (artesãos, trabalhadores rurais - e por aí vai...), a nobreza e o clero. Este último é a Igreja com forte influência no estado.
A história do livro se passa perante esse contexto histórico (de forma resumida, claro).
No primeiro capítulo acabamos descobrindo como Robin Hood se tornou o famoso fora da lei. Ele estava indo para um concurso de tiro ao alvo em Nottinghan e foi provocado por uns guardas florestais. Um deles enfrenta Robin em uma aposta de acertar um alvo e Robin acaba ganhando. O alvo era um cervo que era considerado ser do rei Henry. Com isso os guardas se revoltam contra o fora da lei e um deles acaba morrendo por uma das flechas de Robin.
Essa é a forma como Robin Hood se torna um fora da lei.
Eu sinceramente achei bem fraco, achei que fosse por algo maior (não sei se me entendem). Vou fazer um resumão para não dá muitos spoilers, o começo da história eu quis dá mais detalhes mesmo para ver a opinião de vocês sobre como ele se tornou foragido.
Como diz o título do livro, Robin Hood sempre está se aventurando e assim acaba conhecendo pessoas e a grande maioria se junta para seu bando. E isso acontece quando ele conhece e luta com John Pequeno (gente achei tão estranha essa tradução do nome dele, me acabei de rir hahaha).
Bom, o livro acaba ficando meio que previsível: Robin encontra alguém, luta com esse alguém, perde e então ele toca uma trompa e chama seu bando e acaba recrutando o adversário para quem perdeu a luta.
Apesar disso, há momentos engraçados, o linguajar é meio rebuscado por causa da época. Eles falam muito de quebrar crânios, por exemplo (hahaha).
Robin Hood acaba então chamando muita atenção pelos seus feitos e acaba encontrando um grande rival: o xerife de Nottinghan que várias vezes tenta pegar o fora da lei e seu bando. Mas Robin é muito astuto e acaba fugindo, muitas vezes por meio de disfarces.
Isso até que era divertido, mas acabava ficando monótono.
O final me surpreendeu de forma negativa (não vou falar, pois seria um grande spoiler).
Eu esperava muito, acho que essa expectativa surgiu por meio dos filmes sobre Robin Hood, sobre as obras que ele inspirou como o desenho animado "Looney Tunes" (eu lembro de um episódio).
Como eu já disse, a linguagem é meio difícil por causa da época, mas como eu li no Kindle, não precisei de um dicionário porque nesse e-reader eu consigo ver o significado das palavras.
Eu não gostei muito, mas você pode ler e tirar suas próprias conclusões ou se já o leu comenta aqui se gostou ou não desse livro.
Aqui vai a nota que dou ao livro (vejam que chique, agora temos um layout para dar a nota para o livro).
Já ouvi falar mas não li esse livro.
ResponderExcluirBig Beijos,
Lulu on the sky
Eu também tinha ouvido falar. Acabei lendo e não gostei tanto.
ExcluirPuxa uma pena ele não ser tão bom, eu pensava que era um livro maravilhoso, vou ficar agora somente com os filmes e desenhos para não me desiludir rsrs
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Eu acabei não gostando, mas é relativo. Eu também achava que seria bom haha
Excluirja vi varios filmes de adaptação dessa história e adoro, mas confesso que nunca peguei o livro pra ler
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
insta: @liviaalli
Eu acabei me decepcionando com o livro
Excluir