Oláá! tudo bem com vocês? espero que sim! sei que o blog está a um tempinho sem postagens novas, mas eu tive um problema com o servidor de internet, que parecia que não se resolvia nunca haha, mas tudo voltou ao normal. O post de hoje é mais um da categoria bloguerices, vou dar dicas de como otimizar as postagens do blog com SEO, o que praticamente mudou as visualizações aqui do blog muito rápido, além que suas postagens vão ficar esteticamente mais bonitas.
Título das postagens: Ser objetivo, atrativo
Essa é uma das dicas primordiais que aprendi em blogs gringos e aqui no Brasil, que eu acompanho a Nanda do Simples Bella já deu essa dica também.
O titulo de uma postagem tem que ser objetivo, lembre-se sempre que você pretende subir no ranking de pesquisas, e o google trabalha com robôs para "ler" os sites, então você tem que ser objetivo. Como quando você digita uma pesquisa.
Vamos supor que você queira um sapato rosa, especificamente um scarpin. Se você digitar sapatos rosas, provavelmente você vai achar o resultado, mas não com tanta rapidez como se você digitar scarpin rosa na barra de pesquisa. Na internet a gente sempre trabalha com agilidade, quando você faz um pesquisa normalmente o que você procura está logo na primeira página, e esse é o objetivo.
Seja sempre objetivo com seus títulos, mas sem deixar de ser atrativos. E ser atrativo é diferente de títulos fakes, seja atenta nesse quesito. Como exemplo o titulo desse post mesmo. Eu poderia deixar somente Dicas: Como formatar e otimizar suas postagens, e não tem nada de errado, mas incluir "ajudando seu blog a subir no ranking de pesquisas" vai gerar muito mais cliques sem deixar de ser um post verdadeiro.
E ainda mais uma pequena dica, use sempre a palavra chave do seu post do título, para ver qual os termos mais pesquisados em cada palavra chave, você pode usar o google trends.
Usar o recurso leia mais/continue lendo
Sei que tem gente que odeia, mas vou explicar o motivo de você usar. Em posts curtos eu pessoalmente opto por não usar mesmo, mas em posts logos como esse, é imprescindível.
Suponhamos que você tem vários posts na sua página inicial, mas em nenhum você usa o leia mais, um leitor, entra, lê todos os posts, demora, mas acabou não "clicando" em nenhuma postagem de verdade, aquilo conta como apenas uma visualização de página e se a pessoa fecha o blog em seguida o Google analytics reconhece como se ela não encontrasse o que queria, sendo assim a taxa de rejeição do seu blog aumenta, o que interfere na sua posição nas pesquisas. Basta você saber quando for a melhor forma de usar esse recurso a seu favor.
Formatação de texto: fontes, alinhamento,blockquote
Nas minhas pesquisas eu não achei muitos posts sobre isso, mas eu gostaria de ressaltar. A formatação do seu post também conta muito, eu acredito que como mais um atrativo para quem visita. Eu formato tudo no painel do próprio blogger, o legal é você escolher uma fonte como padrão, eu por exemplo uso a helvética, acho ela bonita e fácil de ler, deixo no tamanho "normal", fontes muito pequenas ou exageradas podem fazer as pessoas correrem do seu blog.
Eu também gosto de justificar os parágrafos, fica tudo mais alinhado e limpo visualmente falando, mas recentemente lendo alguns artigos descobri que a forma mais correta para a fluidez da leitura na internet o alinhamento a esquerda é o melhor, principalmente em leituras por Smartphone e tablets, e ainda a facilidade para leitores com dislexia (que tem dificuldade de leitura) por isso é mais recomendável alinhar o texto a esquerda.
E também utilizar o blockquote em partes relevantes do texto como citações por exemplo, da um ótimo destaque.
Subtítulos, negrito,itálico e sublinhado
Se vai fazer um texto muito grande, divida em tópicos e use subtítulos, assim a leitura fica mais fácil e menos massante, no painel também tem essa opção, de texto normal, titulo, subtitulo e titulo secundário.
Negrito e itálico: o negrito é lido na web como um destaque, como um foco. O ideal é que você use em palavras chaves durante o seu texto. E o itálico você usa quando quiser atenção de um leitor numa determinada palavra, use no lugar do sublinhado, não é recomendável usar o sublinhado pelo fato de no meio de texto a palavra ser confundida com links.
Linkar outros posts relacionados
Essa dica é velha, mas sempre vale a pena lembrar. Quando fizer um post, deixe linkado em variados locais do seu texto posts relacionados.
Exemplo: Fez um post com suas fotos favoritas do instagram, mas também tem um post com dicas de aplicativo de fotografia, deixe linkado! isso ajuda bastante a gerar mais visitas e aumentar o tempo de visita dos leitores no blog.
Se possível é interessante instalar no seu blog, caixas com posts relacionados, aqui no blog mesmo tem tutorial.
Links Do e No Follow
Ainda sobre links uma dica bem rapidinha, mas super importante, links do e no follow, são praticamente você dizer aos robôs quais links eles devem ou não seguir. Links do follow eles vão ler como "relacionado" ao seu blog, e os no follow eles ignoram. Então o ideal é você usar os links do follow para linkar seus posts relacionados, como os do tópico anterior.
E os No follow para links de sites externos que você não quer que seja lido como relacionado ao seu blog.
Como fazer isso? no blogger quando você seleciona uma parte do texto e clica em link no painel, abre essa caixa
Se você não marcar nada na caixa, só colocar seu link, será um link Do follow, se não quiser é só marcar no follow. E tem também a opção de abrir link em nova guia, que eu pessoalmente prefiro usar, mas é uma questão de gosto pessoal.
Imagens ótimizadas
E por último, mas não menos importante! as imagens do blog, sim você também vai otimiza-las, não é difícil, no começo eu esquecia, mas hoje já é bem automático haha
Quando você tira as fotos que vai usar no post e salva com qualquer nome, ou se for do celular ou câmera vem com um padrão ex: PIC_754 e você pode renomear essa imagem pra ela te ajudar a ter mais visitas através do google imagens.
E no próprio computador ou celular tem a opção renomear. Você vai fazer da seguinte forma: usando as palavras chaves do seu post. Nessa do exemplo são as fotos para a resenha do livro o beijo traiçoeiro, então é assim que vou renomear.
use traços - ou _ no lugar dos espaçamentos das palavras, é assim que os robôs leem as imagens.
E se no seu post for ter várias fotos, como numa resenha você vai numerar as imagens no final.
Por exemplo: resenha-o-beijo-traiçoeiro-beleza-nerd(1) e assim sucessivamente.
Se você usa o photoshop para editar suas fotos, no modo salvar para web o programa já coloca esses traços automaticamente nas imagens.
As dicas sobre as imagens, muito válidas, eu uso o recursos do próprio WP, e agora o calendário editorial, tem me deixado mais organizada.
ResponderExcluirEu faço tudo das dicas, menos renomear as imagens. Eu sei que tenho que fazer, mas tenho uma preguiça gigante de fazer, mas vou mudar isso.
ResponderExcluirVidas em Preto e Branco
Uau, que dicas incrìveis! Ainda nÃo montei meu blog, mas gostei de ler seu post porque jà irei começar certo. Obrigada, vou continuar te acompanhando para ter mais desse conteùdo.
ResponderExcluirP.S. Nâo achei espaço para seguir seu blog?
Nossa, eu adorei as dicas! Eu super concordo com tudo o que você escreveu ai em cima. São coisas simples mas que fazem toda a diferença e atraem muito mais a atenção dos leitores...
ResponderExcluirAdorei o seu blog! Aproveitei pra te seguir! Beijos!
www.myysadsongs.blogspot.com.br
Oi, Gleicy
ResponderExcluirAdorei as dicas, estou no caminho certo, já trabalho o SEO como está aqui.
No início não tinha ideia e após aplicar vi uma enorme diferença no ranking do Google.
Parabéns pelo conteúdo. Sucesso sempre!!!
Vou Empreender e agora?